C-dur


Anjos são mulheres que escolheram a noite


Por que falar novamente de “Anjos”? A obra acabou de receber o prêmio Funarte da XVII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, motivo este, segundo a Patrícia e o Jamesson, nossos chefes na Ruído Branco, mais do que suficiente para que dela eu voltasse a falar. Portanto, para quem gosta de ler mentiras sobre música, apresento um trecho de minha dissertação de mestrado e sendo ainda mais generoso (e mentiroso) disponibilizo a partitura para download.

Obrigado à Mábia, ao grande Wesley e ao Guilherme Bicalho, com quem tanto aprendo sobre as máquinas.

Mais uma coisa: estranhas coincidências... Recebi a notícia do prêmio no dia do aniversário de vinte anos do roubo da cápsula de césio. E mais: a obra será apresentada no dia 24 de outubro no Rio de Janeiro, ou seja, no dia do aniversário de Goiânia, e ainda: eu recebi o edital da Bienal no dia 14 de maio, meu aniversário! Cruz credo! Ainda bem que sou ateu não praticante.




anjos.mp3


A obra Anjos são mulheres que escolheram a noite nasceu de minha leitura dos poemas do livro Palimpsestos, de Wesley Godoi Peres, logo, de minha vontade de transformar em música as imagens e as sonoridades que enxerguei (escutei) em seu texto.

Para a composição foram escolhidos três poemas:

Figura 5. Texto da obra Anjos são mulheres que escolheram a noite.

Inicialmente, pensei em escrever uma obra para soprano e grupo de câmara. Contudo, após uma leitura cuidadosa do texto, tornou-se claro que as texturas que imaginava teriam de ser criadas por meio de música eletroacústica. Desisti do grupo de câmara e optei, então, por escrever para soprano e estruturas eletroacústicas pré-gravadas.

A idéia básica que norteou meu trabalho foi a criação de uma melodia, executada pelo soprano, que estaria circundada por eventos eletroacústicos, os quais, por sua vez, seriam oriundos dessa mesma linha melódica. Com esse intuito, o primeiro passo dado foi colocar o texto em música para que, posteriormente, fosse criada a parte eletroacústica da peça.

O material harmônico utilizado se originou de um modo de cinco notas retirado do ostinato de uma obra de minha autoria, composta em 2005: Bestiário (para violino, contrabaixo e piano).

Figura 6. Ostinato na parte do piano (mão esquerda), da peça Bestiário.

O modo foi utilizado na melodia em sua forma original e em quatro transposições:

Figura 7. Modo (com as transposições) utilizado em Anjos são mulheres que escolheram a noite.

O próximo passo foi gravar toda a linha melódica para que fosse extraído o material a ser processado. A figura a seguir demonstra quais foram os trechos utilizados:

Figura 8. Trechos da melodia que foram utilizados para a criação dos eventos eletroacústicos.

Não obstante a pequena quantidade de material selecionado para ser processado, é importante mencionar que foram criados inúmeros eventos eletroacústicos. Nesse sentido, dois eventos h, por exemplo, soam completamente diferentes. Entretanto, as freqüências fundamentais foram mantidas em quase todos os eventos.

As técnicas de processamento utilizadas foram basicamente as mesmas empregadas em A voz de um corpo despedaçado: síntese granular, cross-synthesis e time-stretching, no entanto, em Anjos são mulheres que escolheram a noite, não há oposição entre sons fragmentados e sons contínuos. As texturas que enredam a linha melódica são mais homogêneas do que contrastantes, deixando-a em evidência durante toda a obra. Desse modo, optei por colocar a melodia em primeiro plano enquanto os eventos eletroacústicos formam um background.

A obra pode ser dividida em três seções, cada uma composta sobre um dos poemas:

Tabela 3. Seções de Anjos são mulheres que escolheram a noite

I

II

II

0’’ a 2’47’’

2’47’’ a 5’07’’

5’07’’ a 7’11’’



Na primeira seção, há, antes da entrada do soprano, uma pequena introdução construída sobre os seguintes trechos (conforme apresentados na figura 8): i, j, k, d, a, e, f e g. Após a palavra “ela”, a única reconhecível em toda a parte eletroacústica da peça (as demais se tornaram incompreensíveis depois das transformações), a linha melódica, composta no modo 0 (figura 7), apresenta o texto. A parte eletroacústica deste primeiro poema utiliza eventos provenientes dos trechos g, m, a, k e e.

A segunda seção se inicia em 2’47’’ com o mesmo evento utilizado na seção I, que foi criado sobre o trecho a, ou seja, a palavra “ela”. A idéia foi tornar esta palavra, apresentando-a sempre com a nota lá (tanto com o soprano quanto como evento eletroacústico), um elo entre os poemas.

A linha melódica desta seção foi escrita com os modos 1 (com o qual ela tem início e fim), 2 e 3.

Figura 9. Seção II. Modos utilizados na linha melódica.

Nesta seção, ocorre um acontecimento único na peça: o soprano canta sem ser acompanhado pelos eventos eletroacústicos. Os versos cantados são “anjos são mulheres que escolheram a noite” e “sem lua, é outra a beleza da noite”.

Na parte eletroacústica, por sua vez, foram utilizados apenas eventos originários do trecho h, além do trecho a (“ela”) já mencionado.

A terceira seção (início em 5’07’’) retoma algumas características da seção I. A linha melódica foi, em sua quase totalidade, escrita no modo 0 (que é o modo da primeira seção) e o motivo de três notas (lá, si e dó) da primeira frase da seção I (o verso “Ela a que não escreverei”) reaparece aqui ampliado:

Figura 10. Motivo melódico da seção I utilizado na seção III.

A peça caminha para um ápice na palavra “caos”, que também está presente na seção I (uma nota fá, enquanto na seção III, uma nota si), e pouco depois chega ao fim. Os eventos eletroacústicos desta seção foram construídos sobre a, j, c, e, l, b, d e h.

Por conseguinte, podemos considerar a forma de Anjos são mulheres que escolheram a noite um A B A’.





Paulo Guicheney

Paulo Guicheney é compositor. Quando criança teve de optar entre ABBA e Trio Parada Dura. Optou por ABBA, mas depois descobriu que a coisa pegava mesmo era com Beethoven. Estudou piano e composição na UFG, onde também fez mestrado em música eletroacústica. Atualmente leciona composição na UNB.
E-mail: pauloguicheney@hotmail.com